2024 ficou marcado pelo programa PUSH realizado pela Casa do Impacto no âmbito do projeto Europeu Innonexus. Como prometido, no fim deste ano os quatro projetos vencedores do programa realizaram uma visita de trabalho e intercâmbio ao Ecossistema de Impacto dos Países Baixos, nas cidades de Haia e Amsterdão.

É sempre uma oportunidade valiosa poder ver de perto a forma como o Impacto se transforma consoante o território, como pode responder aos problemas globais e, simultaneamente, adaptar-se às necessidades locais. É também uma fonte de inspiração muito relevante para o trabalho que fazemos aqui.

A viagem começou em Haia, internacionalmente conhecida como Cidade da Paz e da Justiça, pioneira na criação da ImpactCity no seu território. A ImpactCity é uma comunidade de Startups e Scaleups de Impacto que promove, com a participação da Câmara Municipal de Haia, a coordenação de uma rede de dez Hubs de Impacto espalhados pela cidade. Organiza também o Impact Fest, um dos maiores eventos internacionais dedicados à Economia de Impacto da Europa, onde Startups, Scaleups, Investidores, Especialistas, e Decisores Políticos de várias geografias mundiais se reúnem para apresentar e discutir soluções inovadoras. Aqui fomos recebidos nas instalações da Apollo 14, o Hub de mais de 40 Impact Makers Startups no qual conhecemos alguns dos projetos incubados como a Young Digitals ou a Byewaste, Startup dedicada à Economia Circular e otimização tecnológica dos processos, que acolheu a delegação da Casa do Impacto com um carinho especial, uma vez que, durante a fase da prototipagem, a Equipa esteve em Lisboa e realizou um piloto do projeto na zona de Telheiras.

Tivemos também oportunidade de conhecer o representante da AISEC em Haia num salão de eventos com vista para o distrito de inovação da cidade, onde os nossos Empreendedores apresentaram os seus projetos vencedores:

  • Ninja Fedy é Co-Founder da Zipply, um serviço de tecnologia com AI integrada que permite reduzir o desperdício alimentar em B2B, focando na Economia Circular para provocar um Impacto Social positivo nas comunidades de Helsínquia e outras cidades da Finlândia;
  • Giovana Brunelli Kornfeld concebeu a Barra Concept, a marca de confeção de produtos cosméticos naturais e orgânicos com uma embalagem sustentável assinada por artistas brasileiros. A cadeia de valor da Barra respeita o meio-ambiente, eliminando todos os químicos, cuida da saúde de quem utiliza os seus produtos, e foca na criação de valor para o trabalho digno dos produtores das matérias primas, como a argila brasileira ou os óleos essenciais portugueses.
  • Daniela Alvarenga fundou a Mulheres na Obra no Brasil onde conta com dezenas de projetos apoiados por Parceiros e Clientes de longa data. Agora, com Selma Ferreira, são as Embaixadoras do Coletivo de Arquitetas e Formadoras que está a implementar o projeto de capacitação, formação qualificada e aposta na força de trabalho feminina no setor da construção civil com o objetivo de criar emprego e autoemprego em múltiplas funções.
  • Luís e Angelica Pimenta são a dupla que dá vida ao Cuidador Humanitário. O projeto que nasceu do casamento das suas profissões criou uma visão conjunta: os conhecimentos especializados da Angelica como Fisioterapeuta e Formadora certificada em assistência às pessoas de terceira-idade foram transformados numa plataforma online de formação certificada DGERT para Cuidadores, graças à experiência do Luís na área de Desenvolvimento e Infraestrutura Informática.

Todos os Hubs que tivemos oportunidade de conhecer demonstraram a união orgânica com a própria cidade e com os órgãos de administração e gestão da mesma. O The New Farm acolhe Projetos como a Eiberbier Beer, Volskeuken, SOX3SOX, I Did, ou o Social Club The Haague, uma rede nacional de Empreendedores Sociais que funciona entre as múltiplas sedes e iniciativas locais. O Social Club é um espaço de networking e acompanhamento que pretende ser uma ponte entre a procura e oferta de soluções inovadoras com Impacto positivo, suportando os Empreendedores que querem implementar os seus projetos no território.

O Hub Titaan, que dá casa a projetos como a Kico, impulsiona um espaço de cozinha em modelo co-working sustentável e inclusivo, organizado em múltiplos espaços convergentes que podem ser alugados individualmente por Empreendedores, coletivos, mas também empresas, para realizar processos mais demorados ou complexos, como desenvolvimento e testagem de novos produtos ou receitas, ou mesmo por particulares que necessitam de um lugar certificado e completamente equipado para realizar as suas receitas para eventos, festas ou catering. Existem vários escritórios de projetos de Impacto, bem como salas de formação equipadas com câmaras e microfones 360º onde decorrem algumas das aulas Universidade de Ciências aplicadas que o Unknown Group gere e ministra. A formação é diversificada e é certificada pelo Ministério da Educação Neerlandês, permitindo aos estudantes selecionados frequentar as aulas de Licenciatura em várias cidades do País, bem como aos Empreendedores incubados na Titaan, que podem realizar um Mestrado aplicado ao seu próprio projeto Empreendedor.

O The Humanity Hub, uma comunidade que integra NGOs, Associações e Entidades que trabalham diretamente os temas da justiça e da paz, enquadrados nos ODS, e nas políticas municipais da cidade constitui um Ecossistema com centenas de atores, Instituições e Empresas Nacionais, mas também ligadas a Países como Ucrânia, Luxemburgo e Reino Unido.

Haia parece ter sido desenhada com o ADN do Empreendedorismo de Impacto. Todos os espaços que conhecemos foram pensados para responder às várias necessidades dos Empreendedores. Necessidades essas que não se limitam apenas ao trabalho dos mesmos, mas a toda a sua vida e bem-estar. Tudo é pensado para responder às questões do momento e adaptar-se à natureza dos eventos, sejam eles reuniões, encontros informais, performances e demonstrações, refeições, tudo o que possamos pensar.

Já em Amesterdão conhecemos a Associação sem fins lucrativos The Netwerkpro e estivemos na sede da The Next Web, do Financial Times, um Hub central no setor da inovação tecnológica e uma referência no setor dos media e dos eventos ligados a essa temática, sendo organizador da TNW Conference, o maior evento dedicado à inovação tecnológica. Fomos recebidos pelo Tomás Sousa Machado, responsável de Sponsorhip & Sale, que nos acolheu para mais uma ronda de apresentações dos quatro projetos vencedores do PUSH.

As reuniões e apresentações públicas revelaram-se desafios positivos e emocionantes, e uma oportunidade para que os nossos Empreendedores mostrarem trabalho feito a colegas e especialistas que trabalham num Ecossistema de Impacto que é uma referência de topo na Europa. “Inspiração” é, sem dúvida, a palavra-chave para descrever a experiência. A aprendizagem, a partilha e as novas conexões são os eixos do valor acrescentado que cada Empreendedor leva consigo. Salientam-se as potencialidades de desenvolvimento para os projetos, as possíveis Parcerias internacionais, as oportunidades de começar a produção internacional e a expansão às redes de cooperação e trabalho conjunto para criar mais Impacto.

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Foto de grupo